quinta-feira, 13 de maio de 2010

Aula de iniciação teatral na Cia.Acômica de portas abertas para a comunidade. Prof: Helena Soares.

  
Início do túnel___________ Luzes___________ estamos caminhando ainda, não terá final.
Primeiro a curiosidade, o burburinho aquecido das novidades.
Estamos nos apresentando. Somos somente qualidades. Os defeitos virão à tona.
Nomes, rostos, mãos, pés, vozes, tamanhos, cores, cabelos, tudo diferente.
Um poema é lido quando um cordão colorido nos une em costura de nomes e silêncios até formar uma rede de contatos, qualquer movimento transmite vibrações comunicativas.

Nome, qualidade, objetivo. A voz quase não sai.  Olhar ainda tímido, outros exagerados mostram que são expressivos e esbanjam expressões com largos gestos.
Alguns querem ser estrelas, outros conhecer mais sobre teatro.

No primeiro momento temos uma sala cheia com 26 pessoas, no decorrer dos dias alguns faltam e outros chegam. Muita energia.
A arte de criar é inerente ao ser humano, ele precisa de um espaço para mostrar seus experimentos, ser visto, aplaudido pelo outro da sua espécie.

Exercícios de entrosamento. Muitas manifestações de alegria. Jogos, movimentos em grupo e individual, cenas, vão mostrando as facilidades e dificuldades de cada um. Como se conter neste turbilhão de impulsos criativos? Todos querem falar, mostrar seu movimento, sua cara, seu canto.

Primeiro sem fala, vamos deixar a fisicalidade aparecer. Impaciência, gestos de fácil comunicação. Há necessidade de ser entendido imediatamente. Os questionamentos, as curiosidades.

Exercícios sensoriais. O outro já existe enormemente e me reflete, posso sentir a densidade do ar, meus pés sentem o chão que piso, vejo com mais detalhes, estou mais receptivo com o outro, posso trocar mais suavemente. Estamos mais abertos.

Jogos, improvisos, cenas. Eu posso falar. As possibilidades foram ampliadas, a visão das composições, a exploração do espaço, o que o outro representa o que eu represento,
Conjunto de informações para corpo e mente ____________ diálogos com a natureza simbiótica do ser e sua habilidade natural___________ A criação.


Helena soares, Atriz, poeta e professora de teatro
BH, 28 de junho 2010












Manoel de Barros
Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas.
dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que as dos mísseis.
Tenho em mim esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor os meus silêncios."




Um comentário:

Cia.h3 + Helena Soares Aphonso disse...

A participação da comunidade nos fortalece. Viva o acesso a arte teatral!Todos têm direito.
Helena soares